Um desafio não tem apenas uma única forma de ser resolvido, por isso, a inteligência coletiva e colaborativa é fundamental para conseguirmos lidar com os desafios de um mundo cada vez mais complexo. Gustavo Doria, fundador do (CQCS) – (Centro de Qualificação do Corretor de Seguros), soube inovar e fazer do limão uma bela limonada. Com a ousadia que lhe é peculiar, ele puxou a fila na retomada da realização de eventos presenciais no mercado de seguros, que tanto preza pelo cuidado de pessoas, com um grande congresso seguindo todos os protocolos de segurança, porque a pandemia ainda não acabou.
O evento CQCS Insurtech & Innovation, realizado na semana passada, reuniu profissionais de todas as áreas do mercado de seguros, fazendo um convite para refletir futuristicamente sobre uma nova era, os impactos tecnológicos, o amanhã do setor, frisando como a solução de problemas complexos pode ser atingida através da troca entre indivíduos com múltiplas potencialidades.

Tendo como “limão” uma situação desafiadora, Doria fez uma limonada num momento tantas mudanças: de visão, cultura e muito mais de conceitos. Estamos no timing certo, nunca falamos tanto de IA – (inteligência Artificial), disrupção, flexibilização de produtos, temos um corretor de seguros na Susep, outro corretor de seguros atuando firmemente em prol do setor como deputado federal, diante de tantas demandas. Não podemos ficar paralisados frente aos desafios. Quem não pensa sobre o futuro, resolve os problemas do presente com ferramentas do passado, a velocidade das transformações no futuro limitará as opções para aqueles que estão em estado de inércia, é preciso viver o futuro no presente, estar aberto a novas formas de se resolver problemas e predisposto a desaprender e reaprender o tempo todo.

O momento também foi propício pela necessidade e saudade que as pessoas estavam de se encontrar pessoalmente. Os eventos online foram necessários, mas todos estamos precisando ver amigos, olhar nos olhos, ainda que de máscaras. Mesmo não tendo participado in loco, acompanhei online tudo o que aconteceu no evento e fiquei muito feliz com esta mudança, retomada, um sentimento de alívio de volta ao normal.

Sem dúvidas, inovação é enxergar oportunidades antes que elas se tornem óbvias, e assim estar à frente, e os loucos abrem caminhos que mais tarde serão percorridos pelos sábios. Parabéns pela loucura que nos coloca de volta à sanidade!

*Robert Hufnagel

Especialista em seguros de Responsabilidade Civil, diretor da Casualty Assessoria e Consultoria de Seguros e associado da Alper Consultoria em Seguros. Vice-Coordenador da Cátedra de Responsabilidade Civil da ANSP.

 

Esta publicação online se destina a divulgação de textos e artigos de Acadêmicos que buscam o aperfeiçoamento institucional do seguro. Os artigos expressam exclusivamente a opinião do Acadêmico.

Expediente – Diretor de Comunicações: Rafael Ribeiro do Valle | Conselho Editorial: João Marcelo dos Santos (Coordenador) | Felippe M Paes Barretto | Goldete Priszkulnik | Homero Stabeline Minhoto | Rogério Vergara l Produção: Oficina do Texto | Jornalista responsável: Paulo Alexandre | Endereço: Alameda Santos 2335 – 11º andar, conjunto 112 – Cerqueira César – São Paulo – SP – CEP 01419-002 | Contatos: (11)3335-5665| secretaria@anspnet.org.br | anspnet.org.br |