A previsão do CNSEG para 2023 é de que o setor de seguros atinja 10% de crescimento, bem abaixo de 2022, repetindo 2021.

Quem poderia imaginar que o ano seguinte à Pandemia seria bem inferior ao ano nefasto em que ela ceifou centenas de milhares de vidas causando enorme instabilidade emocional nas pessoas sem aparentemente, face estatísticas, causar dano assombroso e imediato no ramo dos negócios securitários – vicejam dezenas de explicações para isto.

Enfim, são dois dígitos, nada desprezíveis considerando os percalços havidos e troca de governos – federal e estaduais – a habitual diminuição do poder aquisitivo no pátria amada – coisas daqui – somado às guerras de lá e uma inflação que alcança o seu jeito de globalização.

Ainda que haja um cenário de incertezas no setor, assim desenhado por alguns especialistas na sempre discutida ciência dos estudos econômicos e seus prognósticos, e ainda que ouvidas sustentações – recorrentes – de aversão a riscos, o mercado sempre superou todas expectativas e previsões, superando ano após ano todas as crises formadas em nuvens cinzentas e tem sobrevivido pujante ao fim de cada 365 dias.

O setor tem uma característica própria e por excelência, que se mantém perene, e que, a meu juízo, é o pilar desta fortidão maiúscula que o destaca de outras atividades, está estampada na, talvez, mais antiga “logo” que simboliza uma corrente ainda indestrutível: seguradora – corretor (o elo) – segurado.

Enquanto preservada esta parceria penso que a cada dificuldade, feito Hércules, a maratona dos negócios não se tornará gangorra e solidifica o conceito de que a tecnologia é fundamental e facilita, mas ainda não substitui a pessoalidade: me parece que, no ponto, os usuários do setor estão de novo às voltas dela – e, importante, o setor também – se aperceberam disto.

Pessoalidade não é antiguidade!

*Carlos Josias Menna de Oliveira– OAB/RS 16.126

É advogado, professor diplomado, Acadêmico da ANSP e membro da Cátedra de Seguro de Danos: RC da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP.

Esta publicação online se destina a divulgação de textos e artigos de Acadêmicos que buscam o aperfeiçoamento institucional do seguro. Os artigos expressam exclusivamente a opinião do Acadêmico.

Expediente – Diretor de Comunicações: Rafael Ribeiro do Valle | Conselho Editorial: João Marcelo dos Santos (Coordenador) | Felippe M Paes Barretto | Homero Stabeline Minhoto | Produção: Oficina do Texto |Jornalista  responsável: Paulo Alexandre | Endereço: Alameda Santos 2335 – 11º andar, conjunto 112 – Cerqueira César – São Paulo – SP – CEP 01419-002 | Contatos: (11)3335-5665| secretaria@anspnet.org.br  | anspnet.org.br |