A posse prevista para essa semana é um fator positivo para o mercado de seguros, que terá em Brasília um forte representante do setor O acadêmico José Carlos Stangarlini, que atua no mercado de seguros há mais de 40 anos, anunciou sua posse como deputado federal na Assembléia Geral Ordinária da Academia Nacional de Seguros e Previdência-ANSP, no último dia 31 de março. Ele irá ocupar o cargo do deputado federal no lugar do deputado Paulo Renato (PSDB-SP), que assume a Secretaria de Educação de São Paulo, no dia 15 de abril.

Stangarlini é presidente da Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro-SBCS, conselheiro da Associação Internacional do Direito do Seguro-AIDA e da Academia Nacional de Seguros e Previdência-ANSP. Para o novo mandato a expectativa do deputado federal é ser o interlocutor entre a sociedade e o mercado segurador. “Venho de dentro de uma seguradora e sei quais são as demandas, o que se passa”, afirma.

Foi deputado estadual de 1999 a 2007, período em que foi diretor regional da União Nacional dos Legislativos Estaduais-UNALE. Como parlamentar na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo representou com destaque o Mercado de Seguros aprovando leis e medidas importantes para o segmento.

Como deputado federal Stangarlini pretende apresentar novos projetos e dar continuidade aos engavetados na câmara. “Pretendo fazer o que for viável e possível de acordo com as necessidades e urgência. Para isso, é necessário estabelecermos um diálogo. As portas do meu gabinete está aberta a todos”, conclui.

Sobre a ANSP A Academia Nacional de Seguros e Previdência é uma associação sem fins lucrativos voltada para o aperfeiçoamento institucional do seguro, da previdência privada e das instituições afins. Sua estratégia de atuação contempla a pesquisa, o arquivo e a informação, sendo, portanto um centro permanente de estudos e de pesquisas.

Tendo abrangência nacional e com acadêmicos em quase todos os Estados da Federação, a ANSP, completou no ano passado 15 anos de sua fundação.

O atual presidente da Academia é Mauro César Batista, membro do Conselho de Administração do Grupo Mapfre Seguros do Brasil, presidente do Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização – Sindseg-SP e também presidente do CESVI Brasil.