Encontro realizado no auditório da CNseg reuniu acadêmicos e público diversificado

Na última quinta-feira (31) a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) realizou o Café com Seguro que debateu o tema “Cenário Econômico e o Mercado de Seguros”. O evento aconteceu no auditório da CNseg, no Rio de Janeiro, e debateu os cenários econômico e político do Brasil e seus impactos no setor de seguros e resseguros.

João Marcelo dos Santos, Presidente da ANSP e Marcio Coriolano, Presidente da CNseg, realizaram a abertura do seminário, contextualizando o tema.

O evento foi dividido em três painéis. O primeiro deles contou com a palestra do assessor da Direção Executiva da Escola Nacional de Seguros e gestor do portal ‘’Tudo sobre Seguros’’, Lauro Faria, que abordou o crescimento em longo prazo do PIB, a armadilha das rendas baixas e médias, o baixo crescimento da economia, os impactos na indústria de seguros, os desafios e possíveis soluções.

Já o segundo painel apresentou as tendências econômicas mundiais e do setor de seguros, um panorama do mercado brasileiro e suas principais perspectivas. O painel foi apresentado pelo Catedrático da ANSP e sócio da empresa Rating de Seguros Consultoria, Francisco Galiza, que avaliou positivamente o evento realizado no Rio de Janeiro. “Assim como a edição realizada em São Paulo, tivemos uma boa adesão e participação do público”, comentou Galiza.

No terceiro e último painel do dia, o VP Técnico da Terrabrasis Resseguros, Carlos Roberto de Zoppa, abordou o setor de resseguro dentro desse mesmo contexto, bem como seus desafios e oportunidades.

A coordenação do evento ficou a cargo do Acadêmico Edmur de Almeida, Diretor da ANSP e Coordenador das Comissões Técnicas dos seguros de Crédito, Garantia e Fiança Locatícia do Sincor-SP e da FENACOR, e do Acadêmico Francisco José dos Santos Galiza, Coordenador da Cátedra de Ciência do Seguro.

“Tivemos mais de 80 pessoas, um público recorde nos eventos realizados no Rio de Janeiro até então. Além de participarem ativamente, tivemos participações especiais como a da Solange Beatriz, Presidente da FenaSaúde e do Ex-Superintendente da SUSEP, Renê Garcia. O êxito do evento foi total, tivemos até pedidos para a realização de outros Cafés com Seguro”, afirmou Edmur de Almeida.