São Paulo, novembro de 2013 – A Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP, disponibilizou em seu site (anspnet.org.br) todo o acervo do projeto denominado de: “Memória do Seguro Brasileiro” que conta, neste mês, com 40 vídeos-depoimentos de pessoas que contribuíram para a construção do setor de seguros no Brasil.

Por meio do registro das carreiras desses acadêmicos, a ANSP pretende contribuir para a construção de um magnífico acervo que é a história do seguro brasileiro. “A Memória do Seguro em arquivo digital é a memória viva do seguro em diversas épocas; tornando-se, um aprendizado perene para as gerações do setor e tem o objetivo de registrar a trajetória dos acadêmicos e, futuramente, de todos aqueles que se destacaram no setor de seguros, da previdência privada e das atividades correlatas; pessoas que não integram a Academia, mas que com seu trabalho e dedicação contribuíram e contribuem para a preservação da história e da evolução do seguro brasileiro” diz o presidente da ANSP, Mauro Cesar Batista.

Entre os vídeos disponíveis estão os depoimentos de Acácio Queiroz, Paulo Marraccini, Marco Antonio Rossi, Nilton Molina, Osvaldo do Nascimento, João Francisco Borges da Costa, Hélio Kinoshita, Mário Petrelli, Mário Sérgio de Almeida Santos, João Leopoldo Braco de Lima, entre outros.

A Memória do Seguro Brasileiro é um antigo projeto da Academia desenvolvido pela Oficina do Texto por meio de entrevistas conduzidas pelo jornalista Paulo Alexandre e gravações realizadas na sede da ANSP em São Paulo.