A Advogada Ana Rita Petraroli, Diretora da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência, na qual também ocupa a cadeira de coordenadora da Cátedra de Microsseguro, participou do CILA, em Portugal, apresentando a experiência brasileira em microsseguro no painel: Micro-seguro Como Mecanismo de Universalização da Garantia Securitária.

O Congresso do Comité Ibero Latino-Americano de Direito dos Seguros (CILA) inclui todas as secções da AIDA da América Latina como também as de Portugal e Espanha.

“Foi muito interessante ver que estamos vivenciando uma experiência bastante positiva em relação a outros países. Estamos construindo um formato de microsseguro no Brasil que pode passar a ser adotado como modelo em outros lugares”, afirma Petraroli. A diretora da ANSP ainda esclarece que cada país tem realidades e regras diferentes e, portanto, não é tão simples pensar em um modelo para tantas adversidades.

“Todos comentaram sobre como nós estamos evoluindo de forma a superar dificuldades que também eles enfrentam e ainda estão sem solução. O fato é que esse intercâmbio é fundamental para o desenvolvimento do seguro e da evolução humana”, pontua.

Ana Rita Petraroli apresentou o painel em conjunto com Maria da Gloria Faria, advogada e Superintendente Jurídica da CNSeg. A abertura do congresso contou com a presença da Senhora Paula Teixeira da Cruz, Ministra da Justiça de Portugal.

O evento debateu temas como: Os regimes de supervisão de seguros: regras de investimento, parâmetros de solvência, marco regulatório, o papel das agências de riscos, além de assuntos polêmicos como Mudanças climáticas e os seus efeitos no seguro e no resseguro.