Importantes personalidades do mercado de seguros reuniram-se ontem (10/11), em São Paulo, para comemorar os 15 anos de fundação da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP, empossar os novos acadêmicos e a diretoria que ficará à frente da entidade no triênio 2008-2011.

Idealizada pelo jornalista Fernando Silveira e fundada em 1993 por um grupo de idealistas, a ANSP é uma entidade dedicada exclusivamente ao desenvolvimento dos valores institucionais do seguro. Seu objetivo é trabalhar o lado cultural do seguro e das atividades correlatas, de modo a evidenciar todo o benefício que eles propiciam à sociedade, além de intensificar a troca de informações e idéias.

O corpo de acadêmicos, que representa um extraordinário capital intelectual, é composto por personalidades que atuam em todos os Estados da Federação. O grupo de 37 novos acadêmicos empossados ontem na cerimônia ocorrida no Clube Paineiras do Morumbi demonstra bem a abrangência da ANSP. São presidentes de grandes companhias, diretores das mais variadas áreas do mercado de seguros, advogados, jornalistas, atuários e prestadores de serviço, vindos de todas as regiões brasileiras, que enriquecerão o trabalho acadêmico produzido pela instituição.

“A sua ligação [dos novos acadêmicos] com o nosso segmento, não é tão somente pelo resultado econômico, evidentemente imprescindível, mas também porque trabalham com aquilo que gostam e que lhes proporcionam no dia-a-dia, a exercitarem seu dons com o mais admirável dos desejos: o avanço da vida com qualidade, justiça e respeito”, afirmou Mauro César Batista, presidente da entidade.

Entre os recém empossados estão Pedro Pereira de Freitas, presidente da American Life Cia de Seguros, Múcio Novaes de Albuquerque Cavalcanti, diretor-presidente da Companhia Excelsior de Seguros, Fábio Lucio de Souza Costa, presidente do Sincor- PA, Ricardo Miranda, presidente do Grupo Pamcary, e os diretores da SUSEP Alexandre Penner e Murilo Chaim.

Esse trabalho acadêmico desenvolvido pela ANSP tem base na pesquisa científica desenvolvida pelas cátedras, que são núcleos de estudos permanentes dos temas pertinentes ao seguro, previdência complementar, capitalização e atividades afins. Esse trabalho de extrema importância tem o empenho de profissionais do setor, autoridades constituídas e toda sociedade brasileira.

Sendo uma entidade dedicada ao institucional, a Academia posiciona-se de maneira isenta e não-corporativa, no sentido associativo, pois em seu seio militam pessoas pertencentes a diferentes segmentos do sistema segurador brasileiro. É esta diversidade que dá a ANSP uma perspectiva ampla e abrangente da cultura do seguro.