”Café com Seguro” estimula debate sobre a regulamentação do seguro no Brasil.

Mais de 60 pessoas estiveram presentes no Café com Seguro, evento promovido pela ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência – no dia 25 de julho de 2013, em São Paulo. O tema abordado pelo palestrante convidado, o Dr. Ernesto Tzirulnik foi “Projeto de Lei 3.555/04 / PL 8.034/2010 – Lei do Seguro”.

O Presidente da Academia, Mauro César Batista recebeu os convidados em um Welcome Coffee e realizou a abertura da palestra do conferencista, Dr. Ernesto Tzirulnik que palestrou por aproximadamente uma hora e desenvolveu o assunto sobre a Lei do seguro, afirmando que o projeto traz nova reestruturação das leis e normas que hoje regem o contrato de seguro. Tzirulnik pontuou os benefícios dessa regulamentação como a facilidade e a uniformização do setor de seguros: “Uma sociedade que tem contratos bem estabelecidos e regidos por leis claras e organizadas, é uma sociedade mais protegida e com maior previsibilidade”, cita Tzirulnik.

Ao final, o acadêmico, organizador do evento e debatedor, Dr. Homero S. Minhoto, que é Vice Presidente da ANSP, provocou a plateia participante ao expor outros pontos sobre o tema como o excesso de burocratização do projeto defendido pelo Dr. Ernesto, que concretamente implica em tempo e custo. Afirmou o Dr. Minhoto que no Brasil há mais de 180 mil leis e que seria desnecessária a criação de mais uma e que o PL não distribui os seguros de maneira que possa atender todos os segurados/beneficiários.

Mais uma vez, o evento da ANSP proporcionou a reflexão sobre os assuntos atuais do setor de seguros e mostrou que ainda existem muito pontos a serem desenvolvidos e aprofundados. “São os pontos divergentes que a Academia se propõe a debater até se encontrar o modelo ideal e assim propiciar cada vez mais o aprimoramento do seguro como um agente protetor que repõe perdas e beneficia a sociedade”, afirma Mauro César Batista, Presidente da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência.