O atuário, seu dia 03 de abril, símbolo a ampulheta e cor o azul real encontrado nas safiras, essa data se refere ao Decreto Federal n° 66.408, de 03 de abril de 1970, que regulamentou o exercício da profissão do atuário no Brasil, definindo sua competência e tornando obrigatória sua assessoria em diversas áreas e atividades, esta é a ciência que analisa e gerencia riscos e expectativas de quaisquer naturezas: econômicas, financeiras e biométricas, com o objetivo de prover proteção social.
Assim, permite uma reflexão sobre o seu papel na sociedade, trata sobretudo da melhoria da qualidade de vida das pessoas, esse protagonismo profissional acontece com a atuação nas esferas pública, privada e no terceiro setor, enfim profissão envolve o uso de estatísticas, teoria da probabilidade, matemática financeira e economia. A principal função de um atuário é avaliar riscos e incertezas nos campos de seguros, previdência, investimentos e finanças, atualmente somos mais de 1850 vinculados ao IBA Instituto Brasileiro de Atuária e com apenas 52 atuários qualificados como auditor atuarial, o qual faço parte desde 2015 com advento da Resolução IBA N° 02 2015.
Resumidamente, a Ciências Atuariais (Atuária) é a ciência que que analisa e gerencia riscos e expectativas de quaisquer naturezas: econômicas, financeiras e biométricas, com o objetivo de prover proteção social. Para isso, as metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, financeiras, modelos matemáticos, atuariais, demográficos, probabilísticos, estatísticos com o objetivo de descrever e representar fenômenos dotados de incerteza a respeito de suas causas, realizações e impactos, que possam influenciar no resultado do trabalho elaborado pelo atuário, tais como: tábuas biométricas, estudos estatísticos, probabilidades, taxas de juros e de desconto dentre outros.
Portanto, a Atuária é uma área de conhecimento multidisciplinar.
As ciências atuariais surgiram formalmente na Inglaterra no século XIX, estudando os padrões de mortalidade da população e seus principais desdobramentos: cálculos da expectativa de vida, com interesse em aposentadorias e pensões, e a partir do início do século XX (em particular, com a publicação do trabalho seminal de Lundberg em 1903), aplicações da teoria dos processos estocásticos que representavam a dinâmica das operações de seguros expandiram a abrangência do campo de conhecimento.
Com o tempo e a sofisticação dos produtos securitários e novos desenhos de proteção social de curto e longo prazo ensejaram maior integração entre as seguradoras e o mercado financeiro, fazendo com que a fossem cada vez mais necessárias as integrações entre conhecimentos das áreas de Economia, Finanças, Administração, Contabilidade, Matemática, Estatística e Direito, portanto somos qualificados para identificar, analisar, mensurar/quantificar, eliminar, prevenir, mitigar, transferir, monitorar eventos que possam ter alguma consequência financeira adversa para pessoas ou empresas.
Os estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos:
- Vida: trata das questões de longo prazo envolvendo os seguros de pessoas, como morte precoce, aposentadoria, pensões e saúde.
- Não vida: do envolve temas ligados à modelagem de ativos (físicos ou financeiros), gerenciamento financeiro de empresas, desenhos de produtos e apreçamento de apólices de seguros patrimoniais, empresariais, financeiros, de responsabilidade e de capitalização.
Sendo a Matemática a linguagem natural das Ciências Atuariais, o Atuário é capaz de exercer a sua profissão em qualquer lugar do mundo.
Um atuário (de boa formação!) possui a análise crítica dos detetives focados no risco, dos matemáticos, dos sociólogos, o raciocínio lógico dos engenheiros, a visão territorial e espacial dos arquitetos e geógrafos, o entendimento da raiz dos fenômenos dos historiadores, a capacidade de gestão dos administradores, a familiaridade com os números dos contadores, além da capacidade de argumentação dos advogados.
Constante leitura e atualização são tarefas obrigatórias dos atuários que desejam obter sucesso profissional, sendo a Matemática a linguagem natural das Ciências Atuariais, o Atuário é capaz de exercer a sua profissão em qualquer lugar do mundo.
*Magali Zeller
Acadêmica, Coordenadora da Cátedra de Ciências Atuarias e Conselheira Fiscal suplente da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência. Atuária, Auditor, perita com atuação nos ramos vida e não vida. Participante do IAA – Internacional Actuarial Association – General Insurance. Membro of Word Economic Fórum. Partner AT Service Consultoria Atuarial desde 1993.
Esta publicação online se destina a divulgação de textos e artigos de Acadêmicos que buscam o aperfeiçoamento institucional do seguro. Os artigos expressam exclusivamente a opinião do Acadêmico.
Expediente – Diretor de Comunicações: João Alfredo Di Girolamo | Conselho Editorial: Edmur de Almeida l Felippe Moreira Paes Barretto l Goldete Priszkulnik l Homero Stabeline Minhoto l João Marcelo dos Santos l Rogério Vergara l Produção: Oficina do Texto | Jornalista responsável: Paulo Alexandre | Endereço: Alameda Santos 2335 – 11º andar, conjunto 112 – Cerqueira César – São Paulo – SP – CEP 01419-002 | Contatos: (11)3335-5665| [email protected] | anspnet.org.br |