Num Estado de Direito a Santíssima Trindade é composta pelos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, que mantém a vigília sobre outro trio, Saúde, Educação e Segurança.

Professores ganham muito mal. Policiais, na média, também – além de serem treinados de forma duvidosa e mesmo que haja treino intensivo e correto de pouco ou nada adianta se a remuneração é miserável – entendam a saúde no mesmo nível quando se trata da atividade pública.

No item Policiais. Entre tantas outras coisas ganhar salário miserável significa viver mal, morar mal, se alimentar mal, e ter dificuldades imensas para sustentar a si e aos seus. Nestas condições exigir uma segurança ´segura’ é desumano, quer em quantidade como em qualidade. Não se arrede disto o ensino, tampouco a prestação no atendimento público da saúde.

No item professores, remuneração ridícula vai implicar ensino carente, e na saúde … Sabemos bem.

E tem o diabo, que se encarrega de provocar a tentação do ilícito, pelo caminho da corrupção, a quem se apresentar a tal de oportunidade – e não há honestidade que resista um filho em dificuldades, ou passando fome.

Na trindade da doutrina cristã há harmonia e cumplicidade divinas numa só pessoa mirando o bem e combatendo o mal. Este o cerne do mistério apregoado.

Aqui, na realidade terrestre, não há mistério. O Espírito Santo vive o drama de não contar com a harmonia do Pai e do Filho. O Estado maior lhe desassiste. É um Estado que passa pelo que passa porque foi abandonado nos sagrados direitos da população – o mais presente hoje é a segurança. E não está sozinho, o risco de se alastrar é imenso.

Deixar este caos nas mãos de Deus é uma sacanagem com o Criador, para quem nele acredita, e parece ser a maioria dos Governantes que, em regra, se dizem devotos.

Nosso mistério não tem caixa preta. Se tem, está cheia de dinheiro, desviado … Abram ela de uma vez.

Ou … In God We Trust.

Você que está lendo isto e talvez pensando em que o seguro tem a ver? Lê e Pensa de novo. O risco é medido como? Ah pois é! Pobres atuários que neste caldo de terror são requeridos para calcular o tamanho de um risco que a Santíssima Trindade Pública nos atira.

*Carlos Josias Menna de Oliveira– OAB/RS 16.126

É advogado, professor diplomado, Acadêmico da ANSP e membro da Cátedra de Seguro de Danos: RC da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP.

Esta publicação online se destina a divulgação de textos e artigos de Acadêmicos que buscam o aperfeiçoamento institucional do seguro. Os artigos expressam exclusivamente a opinião do Acadêmico.

Expediente – Diretor de Comunicações: João Alfredo Di Girolamo | Conselho Editorial: Felippe Moreira Paes Barretto l Goldete Priszkulnik l Homero Stabeline Minhoto l João Marcelo dos Santos l Rogério Vergara l Produção: Oficina do Texto | Jornalista responsável: Paulo Alexandre | Endereço: Alameda Santos 2335 – 11º andar, conjunto 112 – Cerqueira César – São Paulo – SP – CEP 01419-002 | Contatos: (11)3335-5665| secretaria@anspnet.org.br | anspnet.org.br |