O Café com Seguro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência, realizado no dia 24 de agosto, colocou o tema “Sustentabilidade em Seguros” no centro da discussão. O evento foi realizado em São Paulo, no auditório do SindsegSP.

“Como tomadoras de riscos, as empresas do setor de seguros devem não somente debater e entender a sustentabilidade, mas efetivamente integrá-la ao seu negócio para a perenidade e competitividade de suas atividades. Nesse sentido, a análise de riscos e oportunidades derivada de questões ASG (ambientais, sociais e de governança) é fundamental para o aperfeiçoamento contínuo de processos como a subscrição e também para a identificação de oportunidades de negócio, antecipando-se às novas demandas de mercado e sociedade”, explica a Acadêmica Fátima Lima, Diretora e Coordenadora da Cátedra de Sustentabilidade ANSP.

O debate começou com a contextualização dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros. Como palestrante, recebemos a Acadêmica Maria Elena Bidino, que está à frente da Superintendência de Acompanhamento de Conduta de Mercado da CNseg, na qual são tratados os temas de Relações de Consumo, Ouvidoria, Educação em Seguros, Seguros Inclusivos, Sustentabilidade e Recursos Humanos.

O evento ocorreu em dois painéis, sendo que o primeiro foi conduzido pelo Engenheiro de Meio Ambiente, Marco Antônio Ferreira, que tratou do tema Integração dos aspectos ambientais, sociais e de governança no setor de seguros e previdência. Já o segundo abordou as Ações da CNseg para Sustentabilidade em Seguros, no qual houve a palestra da Acadêmica Fátima Lima, Diretora de Marketing e Sustentabilidade do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL e MAPFRE, Diretora e Coordenadora da Cátedra de Sustentabilidade ANSP e integrante do conselho internacional dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI). A executiva preside a Comissão de Sustentabilidade e Inovação da CNseg e o Comitê de Sustentabilidade da Câmara Espanhola de Comércio.

“Estamos felizes com os palestrantes que mostraram completo domínio dos respectivos subtemas envolvendo Sustentabilidade, palavra de ordem não somente na indústria de seguros no Brasil e no planeta, mas também em todas as atividades econômicas e sociais da humanidade”, agradece o Acadêmico Edmur de Almeida, Diretor da ANSP.

A abertura do evento ficou a cargo do Diretor da ANSP, Edmur de Almeida, e a saudação foi feita pelo Presidente da Academia, Mauro César Batista. A coordenação do evento foi da Acadêmica Fátima Lima e do Acadêmico Edmur de Almeida.

Oficina do Texto Assessoria de Comunicação