A Cátedra de Microsseguros da ANSP liderada pela Dra. Ana Rita Petraroli, diretora de Cerimonial e Protocolo, se reuniu na sede da ANSP, em 05 de dezembro de 2012 para interar-se do estudo “Conhecendo o Universo da Classe C” realizado em duas comunidades brasileiras, morro Dona Marta e Heliópolis localizadas nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo respectivamente. O objetivo do estudo foi apresentar uma base para o traçar de estratégias de marketing e distribuição com base nas estatísticas coletadas nas comunidades e o relacionamento delas com a ciência seguradora, focando o microsseguro.

O levantamento foi introduzido pelo diretor executivo de IMR e mestre em Antropologia de Sistemas Complexos, o chileno Hernan Miranda que passou um período vivendo dentro das duas comunidades e aplicou pesquisas montadas em diferentes estruturas para detectar como a população de baixa renda compreende o conceito de microsseguro.

Diante de, aproximadamente, 20 pessoas, Hernan Miranda concluiu que o Brasil apresenta grande potencial para a aplicação do microsseguro, que a realização do marketing educativo precisa ser um meio de apresentação desse benefício à população e que esse processo de educação e familiarização necessita de apoio e colaboração do Estado para assim, se alcançar a sua eficiência.