O seguro se materializa através de um contrato (a apólice) firmado entre o segurado e o segurador, que se propõem a cobrir um determinado risco. Mas, na essência, o seguro é muito mais do que isso. É na verdade um agente do bem. É uma conquista dos povos civilizados, um instrumento reparador de validade inquestionável que permitiu e permite as pessoas e empreendimentos a crescerem no decorrer dos tempos.

Atualmente é impossível imaginar como seria a vida sem o seguro. Em nossos dias, o seguro tem experimentado uma evolução fantástica, cobrindo os mais variados riscos e sua contratação na maioria dos casos é simples e dinâmica. As principais funções do seguro são: repor perdas ocasionadas por fatalidades; minimizar prejuízos; reparar danos e possibilitar a reconstrução de projetos, além de propiciar alívio e bem-estar.

Também há de se considerar que a indústria do seguro é um aliado para o progresso econômico, tendo em vista ser o maior formador de reservas de longo prazo, fato esse que contribuiu significativamente para que o Brasil alcançasse o investment grade, o queconsequentemente possibilita novos negócios trazendo importantes investimentos para a economia do nosso país.

A ANSP atua buscando o aperfeiçoamento da Ciência do Seguro, criando, propagando e difundindo a cultura do seguro. Apresentando-a como uma instituição de credibilidade regulada pelo governo federal, que equaciona problemas sociais, e que deve ser preservada por todos.

O trabalho acadêmico desenvolvido tem base na pesquisa científica, coordenada por cátedras. Este trabalho de extrema importância tem apoio de profissionais do setor, autoridades constituídas e toda sociedade brasileira. A ANSP é uma instituição livre, obediente ao seu estatuto e às leis do nosso país, comprometida com o estudo e aprimoramento científico do seguro e das atividades afins.

Saudações Acadêmicas,
Mauro César Batista