ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência é uma associação sem fins lucrativos voltada para o aperfeiçoamento institucional do seguro, da previdência privada e das instituições afins.

Foi fundada em 1993 por um grupo de 30 idealistas e hoje tem abrangência nacional, com acadêmicos em quase todos os Estados da Federação.

Sendo uma entidade dedicada às INSTITUIÇÕES, a ANSP não se envolve com o negocial e não é corporativa no sentido associativo, pois em seu seio militam pessoas pertencentes a diferentes segmentos do sistema segurador brasileiro.

Sua estratégia de atuação contempla a FORMAÇÃO; a PESQUISA; o ARQUIVO e a INFORMAÇÃO, sendo portanto um centro permanente de estudos e de pesquisas, cujo foco principal está voltado para as cátedras.

As cátedras são núcleos de estudos dos diversos temas do sistema segurador e previdenciário do Brasil. Cada uma é liderada por um acadêmico catedrático que, junto a outras pessoas (acadêmicos ou não) assume a responsabilidade de desenvolver a cátedra, fazendo dela uma “História sem fim” permanentemente atualizada e disponível para consultas e estudos. Trata-se, portanto, de um instrumento de grande valor presente, constituindo-se, sem dúvida, num legado para as gerações futuras.

Em 2009 marca sua história com o lançamento de um novo site, que facilitará o acesso ao acervo produzido pela Academia. O novo Centro de Estudos e Documentação da ANSP – CED é organizado pelo sistema Enerbiblio, de automação de bibliotecas, permitindo uma fácil visualização e consulta de diversos documentos e artigos.

A ANSP é mantida por sócios mantenedores, geralmente organizações seguradoras. A Academia conta com as principais personalidades do mercado em seu corpo de acadêmicos, que são eleitos mediante da aprovação da Diretoria, após receber de um acadêmico efetivo as novas indicações.

O atual presidente da ANSP é o Acadêmico Rogério Vergara