A ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência é uma entidade de cunho acadêmico, exclusivamente de incentivo ao estudo e pesquisa na área de seguros e previdência, portanto, não se envolve com o negocial da Indústria, trabalha na mesma linha dessa, de sorte que o seguro e as instituições a ele ligadas sejam permanentemente discutidas, objetivando uma evolução constante de modo a ser  cada vez mais entendidas e aceitas, reconhecidas em toda sua positividade.

Ao não se envolver com o negocial, a ANSP é vista como um organismo isento que só busca o bem estar e a prosperidade e por isso constantemente pode participar de todo e qualquer Fórum.

Os recursos necessários à manutenção e desenvolvimento da ANSP são advindos dos próprios acadêmicos de forma individual e espontânea, bem como de um pequeno número de sócios mantenedores (organizações jurídicas: seguradoras, escritórios de serviços, escritórios de profissionais liberais, e etc).

A Academia é formada por Cátedras, que são núcleos de estudos permanentes fazendo da pesquisa seu principal instrumento para a construção do desenvolvimento de seguros, criando assim uma evolutiva história sem fim. Por meio das Cátedras são elaborados os fóruns Café com Seguro, os boletins Opinião Acadêmica, o informativo Cátedras em Movimento e Pesquisas para o mercado.