• Uncategorized
Expandir todos | Esconder todos
  • 1. Abrangência da ANSP
     

    A abrangência da ANSP alcança todos os locais onde estão domiciliados os Acadêmicos (as), mesmo fora do território nacional.

    De fato, independentemente de sua sede estar em São Paulo, as atividades da ANSP envolvem eventos e encontros em cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Paraná e Belo Horizonte.

    Além disso, temos Diretores Regionais no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, em Brasília, em Goiânia e no nordeste.

    A Academia orgulha-se de incentivar a participação de confrades e confreiras, dos mais diversos lugares, na realização de estudos, debates e proposituras de vanguarda para o mercado de seguros.

    Grupos de acadêmicos concentrados em uma mesma cidade ou em proximidades podem criar pautas de discussão e realizar reuniões periódicas, gerando eventos e trabalhos acadêmicos. Se necessário e possível, inclusive, Diretores e Coordenadores de Cátedras da entidade acompanham tais atividades.

    O que desejamos é que os Acadêmicos incentivem entre si a liberdade de se contatarem, acionando a enorme rede formada pelos mais qualificados e experientes executivos, especialistas e profissionais liberais do mercado de seguros em várias partes do País e, por vezes, no exterior.

    Assim, a Academia Nacional de Seguros e Previdência orgulha-se de poder servir a todos os Acadêmicos, estejam eles onde estiverem. E você, Acadêmico, reúna os Confrades/Confreiras mais próximos. Temos muitos parceiros que podem facilitar as condições logísticas e estruturais necessárias para isso, e estamos à sua disposição para orientá-los e dar sugestões de como encaminhar seus projetos acadêmicos.

    Promovam Cafés com Seguro, eventos, fóruns, troquem ideias com as respectivas Cátedras. A diretoria os apoiará e não medirá esforços para ajudá-los. Dessa forma, a vocação nacional da Academia estará presente e representada em cada local onde houver um Acadêmico.

  • 2. Boletim Opinião Acadêmica
     

    O Boletim Acadêmico da ANSP, informativo eletrônico enviado aos associados e lideranças do mercado de seguros, reúne a cada edição artigos sobre tendências, abordagens elaboradas de assuntos que tendem a ser pauta entre os principais executivos do segmento.

    Usualmente o boletim possui três artigos de alto nível, elaborados por Acadêmicos e previamente analisados por um Conselho Editorial, que confirma a aderência dos estudos aos princípios da Academia, não permitindo qualquer alusão comercial de empresas, produtos ou tecnologias.

    O monitoramento de cada remessa aponta para índices elevados de abertura de todos os conteúdos, com tempo de navegação acima do usual (naturalmente, necessário à leitura de cada um dos artigos) e comentários gerais que atestam a relevância e receptividade do informativo.

    Assim, incentivamos vocês, Acadêmicos e Acadêmicas, a colaborarem com o Boletim Acadêmico. Caso tenham interesse, as propostas de publicações devem ser enviadas para secretaria@anspnet.org.br. 

    Também recomendamos com ênfase a leitura de todas as publicações do Boletim, com a certeza de que trarão contribuições significativas sobre diversos contextos atuais.

  • 3. Café com Seguro
     

    Se café já é bom, com seguro é melhor ainda!

    A ANSP - Academia Nacional de Seguros e Previdência vem promovendo com regularidade encontros denominados CAFÉ COM SEGURO.

    Trata-se da abordagem de temas relevantes de forma objetiva e porque não dizermos também de forma descontraída, preservando o alto nível, conduzida por acadêmicos ou convidados. O objetivo principal é discutir assuntos de interesse do mercado de seguros, buscando as implicações e práticas para o desenvolvimento do setor ou que levem a reflexões que possam servir de base a estudos mais aprofundados da matéria, ou seja, no Café com Seguro - assim como na Academia como um todo - não se discutem pautas comerciais ou específicas de empresas e sim aquelas capazes de provocar reflexões e contribuir com oportunidades voltadas ao mundo do seguro.

    Você acadêmico, que tem uma contribuição efetiva para trazer aos demais confrades, confreiras e ao público em geral, procure a secretaria da ANSP (E-mail: secretaria@anspnet.org.br – Telefones (11) 3333-4067/3661-4164) e proponha um assunto em sua cidade. Dentro das premissas do debate acadêmico e sem conotações comerciais e/ou propaganda de empresas e produtos, a Diretoria da ANSP, após análise, irá procurar viabilizar a demanda da melhor forma possível.

    Também recomendamos a sua participação nos eventos programados. Se café já é bom, fica melhor ainda com seguro!

  • 4. Cátedras
     

    As Cátedras são núcleos de estudos permanentes que discutem e abordam cientificamente todos os temas pertinentes a seguros, previdência complementar, capitalização e atividades do setor de seguros.

    Cada Cátedra é liderada por um Coordenador Acadêmico Catedrático e por um Subcoordenador, que, junto a outras pessoas (acadêmicos ou não), assumem a responsabilidade de desenvolver a Cátedra, atualizando e disponibilizando estudos e consultas.

    Acesse: http://www.anspnet.org.br/site/catedras/ e saiba a relação de todos os temas abordados e clicando em cada uma, conheça seus respectivos membros. Veja qual a sua opção e participe.

    Participe! Todos os Acadêmicos podem movimentar a Cátedra a que pertencem e utilizá-la como foro de discussões e produção de conhecimento.

    Se você é Coordenador juntamente com o Subcoordenador, reúna regularmente seu grupo, desenvolva projetos, fóruns, publicações, eventos (como, por exemplo, o “Café com Seguro”), além de outras iniciativas. Somente assim, a ANSP será mais forte e servirá melhor a seus Acadêmicos.

  • 5. Decálogo dos Acadêmicos da ANSP
     

    01 – Participar de debates e pautas que engrandeçam o seguro no Brasil junto às suas principais lideranças;

    02 – Contribuir para a construção de uma literatura atual e significativa para o mercado de seguros (Boletim Acadêmico, livros e impressões especializadas);

    03 – Trazer para o debate pautas de relevância para o segmento e para o desenvolvimento do País que envolvam o mercado de seguros;

    04 – Participar de eventos organizados pela ANSP;

    05 – Dedicar-se a grupos de trabalho com profissionais do setor de seguros nas mais diversas áreas;

    06 – Utilizar, sempre que cabível, a denominação “Acadêmico” e a insígnia da Academia;

    07 – Participar como palestrante ou representante em eventos da Academia e externos em nome da instituição;

    08 – Ser membro envolvido com sua cátedra, participando de abordagens e discussões relevantes e inovadoras para o universo do seguro;

    09 – Contribuir com o mercado de seguros agregando valor nas mais diversas áreas desse segmento;

    10 – Orgulhar-se de pertencer a ANSP!

  • 6. Fóruns Acadêmicos
     

    Uma das maiores vantagens da Academia Nacional de Seguros e Previdência é agregar um grupo de destacados profissionais e estudiosos, entre os mais qualificados de todo o setor de seguros. Talentos que com suas experiências e conhecimentos trazem valor incontestável para qualquer debate no qual participem.

    Por isso, quando a ANSP promove um fórum, a expectativa é sempre de que o evento será de alta qualidade e muito proveitoso.

    Ademais, por princípio aos objetivos estatutários e institucionais da ANSP, nos encontros promovidos, há o cuidado para que não sejam abordados produtos, empresas ou quaisquer tipos de conotações comerciais. Assim, os fóruns oferecidos pela Academia têm sido uma referência para todo o setor de seguros, trazendo temas relevantes e interessantes. Também por estes motivos são frequentados por um público diferenciado que invariavelmente contribui com questionamentos e opiniões de grande valia.

    Os Fóruns, como o Café com Seguro, são realizados em diversas cidades do País. Fique atento as divulgações, participe – como acadêmico não há qualquer custo para você – e candidate-se a realizar, dentro da sua expertise, exposições e debates que reunidos em um Fórum trarão reconhecimento a você e para a Academia como promotores do desenvolvimento do nosso segmento.

  • 7. Importância das Assembleias
     

    Em todas as organizações (na ANSP não é diferente) as assembleias ordinárias e extraordinárias são o estágio máximo das decisões. Nada é mais soberano do que os acertos feitos em uma assembleia.

    Pelo espírito participativo e de diversificação que caracteriza a Academia e para que os objetivos de todos, de promover o desenvolvimento consistente do seguro e dos seus fundamentos, sejam alcançados, precisamos ter o amplo debate e a proliferação de ideias. Só atingimos isto com a participação imprescindível dos acadêmicos.

    Ainda que na maioria das vezes se trate, nas assembleias, de assuntos administrativos, são nas pautas organizacionais que se prepara o arcabouço para que a ANSP se torne cada vez mais vigorosa e produtiva.

    Portanto, confreira e confrade compareça as assembleias convocadas.

  • 8. LIDA - Linha Direta ANSP
     

    Lidando com as informações da ANSP

    A Academia Nacional de Seguros e Previdência volta a divulgar o LIDA – Linha Direta ANSP – boletim eletrônico mensal que tem o objetivo de trazer aos confrades e confreiras notícias e informações sobre a Academia.

    Utilizando uma abordagem objetiva, o LIDA leva aos associados os instrumentos e realizações da Academia. Isso com o objetivo principal de estimular participações de todos os Acadêmicos em tais atividades.

    Assim, recomendamos aos Acadêmicos que, além de utilizarem a ANSP para a execução de seus projetos acadêmicos, acompanhem os boletins e sugiram temas a serem levados ao conhecimento de todos.

  • 9. Memória do Seguro Brasileiro
     

    Há mais de três anos a ANSP vem desenvolvendo um importante trabalho que visa preservar a memória do seguro e da Academia através de depoimentos dos acadêmicos e personalidades do setor de seguros no Brasil. Cada mensagem gravada segue um mesmo perfil: o profissional conta um pouco da sua trajetória no segmento, como ingressou na ANSP (se for o caso), perspectivas para os jovens que querem ter uma carreira no seguro e o futuro do segmento.

    Assim, de forma simples e espontânea fica eletronicamente documentado a contribuição de cada um na construção da nossa indústria. A base desse projeto está de acordo com os fundamentos da ANSP que é tratar o seguro não como um produto negociável, mas, destacar seu impacto na sociedade e no desenvolvimento da humanidade, valorizando-o como instrumento reparador, indispensável para o desenvolvimento, considerado no tempo, como uma preciosa conquista para o significativo avanço dos povos, situações estas sempre expressadas nos depoimentos colhidos.

    No futuro teremos a oportunidade de discutir, planejar e avançar a partir dos exemplos contidos nas gravações de carreiras de sucesso, reunidas em um acervo isento e colaborativo, que compõem esta obra coletiva denominada Memória do Seguro Brasileiro.

    Certamente, cada vídeo finalizado nos traz o sentimento de dever cumprido, pela vitalidade e do registro definitivo de tantas contribuições para o crescimento e reconhecimento da importância da proteção securitária e da Academia de Seguros e Previdência!

     

    Visite o nosso site http://www.anspnet.org.br e assista os depoimentos no link: http://www.anspnet.org.br/site/memoria-do-seguro/

  • 10. Pesquisar para quê?
     

    Está em curso uma Pesquisa Acadêmica da ANSP. Trata-se de uma consulta objetiva direcionada exclusivamente aos Acadêmicos. Portanto, por si só, tornar-se-á um instrumento qualificado de informações, considerando que líderes e gestores do mercado de seguros compõem os quadros da Academia Nacional de Seguros e Previdência.

    As respostas compiladas (em hipótese alguns resultados individuais serão revelados) servirão de base para futuras ações da academia na programação de seminários, agendamentos de programas, como o "Café com Seguro", e outras iniciativas. A princípio os resultados serão divulgados primeiramente para a comunidade de Acadêmicos.

    Acreditamos que o setor de seguros também poderá usufruir da consolidação das informações para balizar decisões, confirmar impressões e nortear programas em diversas frentes.

    Dessa forma, a ANSP cumprindo sua missão de informar e prover reflexões para o desenvolvimento do seguro conclama que todos os acadêmicos participem sempre que tiverem essa oportunidade.

  • 11. Porque ser Acadêmico?
     

    O quadro de confrades e confreiras é formado por pessoas reconhecidas em suas áreas de atuação.

    Assim, fazer parte da Academia Nacional de Seguros e Previdência é estar agregado a uma instituição única e independente voltada ao estudo e progresso institucional do seguro.

    Na ANSP, o Acadêmico pode encontrar-se e trocar e produzir ideias com seus pares, que são os principais executivos, consultores e estudiosos em geral que atuam no segmento de seguros. Esse ambiente, construído por um sistema de indicação de pares, é capaz de gerar ensaios, debates em um ambiente de proposituras do mais alto nível e referências de vanguarda.

    Assim, estar na ANSP não é buscar o reconhecimento que cada membro já possui em seus afazeres laborais e sociais e sim somar-se aos que já são detentores de respeitabilidade e admiração em seus campos de atuação, para que todos juntos formem um grupo diversificado de formadores de opinião.

    Os acadêmicos da ANSP são a força motriz para complemento na disseminação do conhecimento no mercado de seguros, formando uma Academia de relevância e reconhecimento, capaz de promover a troca e a produção de ideias, que por sua vez tornam o setor de seguros cada vez melhor e mais sustentável!

  • 12. Reuniões de Diretoria
     

    A Diretoria é um dos órgãos da administração da ANSP, possui direção executiva e mensalmente se reúne para tomar as decisões da Academia, gerir a entidade e manifestar-se pela ANSP. Funciona como um órgão colegiado, cabendo a cada Diretor as atribuições que lhe forem atribuídas pela própria Diretoria.

    A Diretoria é composta por até 20 Acadêmicos da ANSP para um mandato de três anos, sendo um deles o Presidente, mais três Vice-Presidentes, um Diretor Administrativo Financeiro, um Diretor Secretário, e os demais diretores, com cargos e funções que são definidos pelo Diretor Presidente. Todos os componentes da Diretoria e seus respectivos currículos encontram-se no site da Academia – http://www.anspnet.org.br/site/academicos/?classe=diretores

    O Presidente do Conselho Superior da ANSP tem assento na Diretoria.

    Mensalmente, a Diretoria de Administração e Finanças apresenta as contas para aprovação, previamente analisadas e aprovadas pelo Conselho Fiscal.

    Independente de fazer parte da Diretoria os Acadêmicos podem propor assuntos para discussão, bastando para isso contatar a secretaria da ANSP (11 3661-4164 / 3333-4067) podendo até serem convidados a participar das reuniões. É fundamental que os confrades e confreiras participem e estimulem as ações da Diretoria e contribuam, assim, para o contínuo crescimento da ANSP.

    Assim, continuaremos fortes nos nossos objetivos e na produção acadêmica e sempre preparados para que os acadêmicos que assumirem a gestão da instituição (em qualquer tempo) prossigam com o trabalho de engrandecimento e reconhecimento da Instituição Seguro.