Na última terça-feira (21) a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) realizou o Café com Seguro que debateu o tema “Seguro Saúde: cenário atual e desafios”. O evento aconteceu no auditório do SindSeg-SP em São Paulo e debateu os desafios do seguro saúde, a judicialização, a necessidade de interação entre o regulador e a indústria e como buscar novos consumidores e fidelizá-los.

O Café foi divido em três painéis, sendo o primeiro deles responsável por debater os subtemas sob a visão técnica-atuarial da palestrante Acadêmica Magali Zeller, Sócia-Diretora da empresa AT Service Engenharia e Consultoria Atuarial e Coordenadora da Cátedra de Ciência Atuarial da ANSP.

“Esse é um tema amplo porque todo mundo quer descobrir como fazer com que todos os players se envolvam e a gente consiga continuar junto a ANS a disponibilizar planos regulamentados e que o beneficiário consiga efetuar o pagamento e tenha a assistência do que ele precisa. São pontos que precisam ser discutidos com todo o mercado”,afirma Magali Zeller sobre a importância de discutir o tema.

O segundo painel apresentou o ponto de vista do corretor de seguros, tendo como palestrante Ariovaldo Lima, Coordenador da Comissão Técnica de Seguro Saúde do Sincor-SP. “Nós temos uma série de conflitos hoje no mercado e falta acelerar o processo para buscar soluções, é o momento de assumir responsabilidades”, afirma Ariovaldo sobre a sua visão do mercado de saúde.

O terceiro e último painel foi comandado por Bruno Santos especialista em regulação da FenaSaúde, que analisou os desafios do setor de saúde. Bruno falou a respeito da judicialização do setor, considerado um dos maiores desafios do mercado de saúde. “Um dos principais desafios da judicialização está no fato de que muitos beneficários e médicos vêem todos os planos como sendo obrigados a cobrir todas as doenças”, afirma Bruno.

A abertura do Café com Seguro ficou a cargo do Presidente da ANSP, João Marcelo dos Santos, e do 1º Tesoureiro do Sincor-SP, Marco Damiani. O Diretor da ANSP e Coordenador de Comissão do Sincor-SP, Edmur de Almeida, e a Acadêmica e Coordenadora da Cátedra Ciência Atuarial, Magali Zeller, realizaram a coordenação do evento.