O Café com Seguro da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP que abordou o tema “O Genoma, o Seguro e a Previdência” aconteceu no dia 08 de julho, em Belo Horizonte – MG, no Auditório do SINDSEG – MG/GO/MT/DF.

O tema foi abordado por especialistas das áreas médica, jurídica e técnica, sob a coordenação de Edmur de Almeida e Dilmo Bantim Moreira, acadêmicos e diretores da ANSP, e moderação de João Paulo Moreira de Mello, presidente do Clube de Seguro de Pessoas de Minas Gerais – CSP-MG.

O encontro teve como objetivo aprofundar o que é o código genético, se sua utilização pública é legal e quais os impactos poderá causar no seguro e na previdência. A abordagem médica foi feita pela Drª Ileana Iglesias Teixeira Moura, bióloga com especialização em genética humana pela UFPR, enquanto o advogado Paulo André Minhoto abordou a perspectiva jurídica e o acadêmico e o atuário Sérgio Rangel Guimarães, diretor da ANSP na região Sul, fez uma análise técnica.

“Apesar de polêmico, o tema foi tratado brilhantemente pelos palestrantes. O alinhamento dos pontos de vista médico, legal e atuarial parece longe de ocorrer. Entretanto, o importante é que novas tecnologias – no caso, o genoma – veem para ficar e a sociedade deve aplicá-las idealmente o bem dela própria. O mercado de seguros e Previdência terá papel importante nesse cenário”, explica Edmur de Almeida, Diretor da ANSP.

O diretor da ANSP, Edmur de Almeida, fez a abertura do evento, que contou, ainda, com a saudação e o apoio do Vice-Presidente do SINDSEG – MG/GO/MT/DF, Angelo Vargas Garcia.

Oficina do Texto Assessoria de Comunicação