Realizamos no dia 14 de março de 2017 a última reunião de Diretoria da ANSP capitaneada pelo Presidente Mauro César Batista, que conduziu a entidade nos últimos 15 anos.

Nessa data, o corpo de Acadêmicos e a diretoria homenagearam o Presidente com uma placa que simboliza os mais sinceros agradecimentos pelo trabalho abnegado, sempre com a maior presteza e zelo pela instituição do seguro.

Em certa ocasião, Mauro Batista expressou um sentimento comum a todos os Acadêmicos da ANSP. Ele disse: “Lembro-me com muito carinho do saudoso Manuel Sebastião Soares Póvoas, ex-presidente da Academia, ao qual tive o privilégio de suceder, assim como reservo grande apreço por todos os que deixaram seu legado e já não estão mais entre nós, entretanto, estarão para sempre em nossas lembranças e na memória do seguro.”

Por decisão própria, Mauro César Batista sai da Presidência da ANSP, mas ficará para sempre no coração da entidade, além de estar no Conselho Superior da Academia.

Em 2017, a ANSP completa 24 anos. Nessa estrada, escolheu debater de forma transparente os mais delicados temas do seguro, com a certeza de que o seguro tem uma função social importante, pois é o maior repositor de perdas e garantidor do progresso de uma Nação, reparando prejuízos e eventualidades.

Nesses 15 anos da gestão Mauro Batista, o trabalho desenvolvido foi de uma produção intelectual inquestionável. O Prêmio ANSP, primeiro grande evento da Academia, reconheceu casos de sucessos de empresas ligadas ao setor de seguros; logo depois surgiu o Concurso de Monografias, que tinha o objetivo de premiar os melhores estudos sobre o setor.   Houve, ainda, a produção de vários livros escritos por Acadêmicos.

Em vários estados do Brasil, diversos foram os debates produzidos pela Academia, “batizados” nos últimos anos como Café com Seguro. Os temas debatidos foram sempre vanguardistas e de muita relevância para o setor. Podemos citar alguns: Psicopatia e Gestão de Riscos, Lições de Mariana, Seguro D&O, O Código Genético e o Seguro, Microsseguros entre muitos outros.

Na gestão Mauro Batista, a sede da ANSP passou por vários endereços. Saiu do bairro do Pacaembu, foi para a famosa Avenida São João e agora está na imponente Avenida Paulista, ícone de São Paulo. Sempre tendo como referência que a atuação da Academia tem amplitude nacional.

Ao longo dos anos, por sua representatividade e atuação, a Academia recebeu diversas homenagens. Registramos as mais recentes. O Prêmio Cobertura, em 2015; o Prêmio Gaivota de Ouro, em 2016; a Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal; o Prêmio de Entidade Institucional Destaque pelo CVG-RJ e o agraciamento feito pelo Sindseg RS. Muitos foram os reconhecimentos e as conquistas.

Assim, informamos que este não é um adeus a Mauro Batista. Muito pelo contrário. Esperamos agora que ele seja uma espécie de embaixador da ANSP e resguarde a Academia no Conselho Superior.

Esta diretoria encerra esse ciclo com sentimento de missão cumprida.

Presidente Mauro César Batista, receba o nosso muito obrigado!

Oficina do Texto