Neste último dia 26 de abril, no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) realizou a Noite Acadêmica, que teve em sua programação a cerimônia de posse do Conselho Superior, Diretoria e Conselho fiscal; a posse de novos Acadêmicos, a entrega da Comenda ANSP e o lançamento do livro “Evolução Histórica do Seguro no Brasil”. O evento, que teve um público de aproximadamente 250 pessoas, contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A cerimônia teve início com a posse do Conselho Superior, que estará sob a presidência de Mauro César Batista, e conta com as seguintes personalidades do meio segurador: Antonio Penteado Mendonça, Paulo Miguel Marraccini, Acácio Rosa de Queiroz Filho, Armando Vergílio dos Santos Jr., Francisco Vidigal Filho, Jayme Brasil Garfinkel, João Marcelo dos Santos, José Américo Peon de Sá, José Cechin, José Ranato Nalini, Marcio Seroa de Araújo Coriolano, Nilton Molina, Oswaldo do Nascimento, Paulo Botti, Paulo Roberto de Campos Castro, Pedro Pereira de Freitas, Robert Bittar, Wagner Balera e Wilson Toneto. Já o Conselho Fiscal passa a ser integrado por Horácio Ives Freyre, Marco Antonio Lasalvia, Sérgio Moreno, Affonso Fausto, Francisco José Galiza e Haydewaldo Roberto Chamberlain. “Estou muito entusiasmado pelo desafio do Conselho Superior, mas não só isso, entusiasmado também pelas forças da Academia e pela liderança do João Marcelo, novo Presidente doravante. Estou com uma sensação muito boa de ter contribuído nesses 15 anos para que a ANSP atingisse o ponto que está hoje, a Academia é, na verdade, a entidade intelectual do setor de seguros brasileiro”, disse Mauro César Batista.

A nova Diretoria da ANSP, que passa a ser liderada pelo João Marcelo dos Santos, tem como Vice-Presidente Fernando Pedroso Simões, Vice-Presidente Jurídico Homero Stabeline Minhoto e Vice-Presidente Acadêmico Sergio Nobre.
“O nosso mote, nessa gestão que se inicia, é o de que a ANSP deve servir aos Acadêmicos. É isso que pretendemos fazer. Queremos oferecer aos Acadêmicos instrumentos e modelos de ação, disponibilizando-nos para adotar e desenvolver com os Acadêmicos os projetos deles que se insiram no objetivo da ANSP, de ser uma instituição destinada à discussão e promoção da cultura do seguro”, afirmou o novo Presidente da ANSP. Os diretores empossados são Egydio Zepellini Júnior, Francisco Marcio Pires, Ana Rita Petraroli, Carlos André Guerra, Dilmo Bantim Moreira, Edmur de Almeida, Felippe Moreira Paes Baretto, Flávio Bauer, Lucio Antonio Marques, Márcia Cicarelli, Marcos Aurélio Couto, Fátima Lima, Osmar Bertacini, Rafael Ribeiro do Valle, Rogério Vergara e Ronald Kauffmann.

Foram também empossados 27 novos Acadêmicos, são eles: Adeildson D´Aparecida Duarte , Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, Bento Aparicio Zanzini, Carlos Leonardo dos Santos, Domingos Manoel Leite Costa, Felipe Name Francisco, Guacir de Llano Bueno, Ileana Maria Iglesias Teixeira Moura, Ivo Marcos Falcone, Jorge Eduardo de Souza, José Renato Nalini, Juliano Rodrigues Ferrer, Luiz Gustavo Braz Lage, Marcello Oliveira Brancacci, Marcelo Finardi, Marco Antonio Gonçalves, Nelson Rodrigues de Albuquerque, Ramiro Fernandes Dias,  Renata Fukayama Sesaki, Rodrigo de Souza Lobo Botti, Ronaldo de Barros Barreto Filho, Ruy Reis Vasconcellos Filho, Sérgio Luiz Hoeflich, Silvio Renato Rangel Silveira, Simone Pereira Negrão, Suellen Castro da Silva e Valmir André M. Guimarães De Oliveira.

Logo após a posse dos novos Acadêmicos, foi entregue a Comenda ANSP a: Armando Vergílio dos Santos Jr., Jayme Brasil Garfinkel, José Américo Peon de Sá, Nilton Molina e Paulo Miguel Marraccini. A Comenda foi outorgada pelo desempenho na divulgação, progresso ou desenvolvimento das instituições de Seguros, da Previdência Privada e atividades correlatas no Brasil.

Em seguida, a palavra foi do Governador do Estado de São Paulo, “É uma alegria trazer um abraço ao Mauro, atual presidente do Conselho Superior, que fez um belo trabalho como líder da Academia, e ao João Marcelo, que assume a presidência da ANSP. Para nós é uma alegria e uma honra receber aqui esta posse, que é um momento tão importante, afinal o Seguro e a Previdência, são uma ciência. Além de tudo temos um setor desafiante e fundamental para economia brasileira, tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista social”, afirmou Geraldo Alckmin.

O encerramento do cerimonial se deu com o lançamento do livro “Evolução Histórica do Seguro no Brasil”. A obra descreve, de forma cronológica, os acontecimentos mais importantes no mercado de seguros. Entre os capítulos, estão: Atividade Securitária de Cabral à República, A Origem do Sistema Previdenciário no Brasil, Capitalização, Previdência Complementar Aberta e Fechada, As primeiras Resseguradoras, O Resseguro no Brasil entre outros temas de suma relevância. O livro é uma produção da BB Editora com a coordenação do Conselho editorial da ANSP.