O presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência, Mauro César Batista, conduziu o painel a respeito da “Importância do Seguro como instrumento de Proteção” durante o 1º Encontro de Seguros do Nordeste – EncorNordeste – realizado em abril, no Maranhão. O acadêmico apresentou as principais características da cultura do seguro, em uma tentativa de “quebrar” alguns conceitos negativos associados a esse segmento.

O Seguro foi apresentado como agente que repara e não deve gerar lucros para quem o contrata. Mauro abordou ainda o papel do corretor na relação entre segurado e segurador. “O corretor é um dos grandes responsáveis pela modernização do seguro e pela demonstração de sua positividade”, afirma.

O encontro aconteceu em São Luiz-MA e teve como objetivo facilitar a troca de experiências e de informações entre corretores, executivos de renomadas seguradoras e personalidades do mercado. Lúcio Cunha, diretor Regional Norte da Academia Nacional de Seguros e Previdência –ANSP e presidente do Sincor-MA foi o anfitrião do I Encontro de Seguros do Nordeste do Brasil. Armando Vergílio dos Santos Junior, acadêmico e superintendente da Susep, comandou o primeiro painel do evento, com o tema “Perspectivas do Mercado de Seguros diante da Crise Mundial”. Sua apresentação enfatizou que o mercado de seguros segue blindado contra a crise e que o governo federal vem adotando medidas setoriais para controlar a queda do nível de atividade econômica, um fantasma que assusta a todos, inclusive o mercado de seguros. Robert Bittar, também acadêmico e presidente da Fenacor, ressaltou a importância da adesão dos corretores ao Código de Ética. “Muitas categorias conquistaram o respeito dos seus consumidores a partir desse conceito que norteia a conduta do profissional pelos princípios da ética. Estamos atrasados, perdendo espaço”, explicou.

Outro membro da Academia Nacional de Seguros e Previdência convidado para participar do evento foi Francisco Galiza, diretor da Rating de Seguros, que deu palestra sobre Estudos Econômicos para Corretores.

No evento, estiveram presentes todos os presidentes regionais dos Sindicatos dos Corretores de Seguros – Sincor, que participaram da Assembléia Geral da Fenacor.

Após a reunião foi empossado o Comitê de Ética dos Corretores de Seguros, que analisa reclamações de conduta não resolvidas em primeira instância pelos comitês de ética dos Sincors. Foi realizada também uma apresentação oficial do XVI Congresso Brasileiro de Seguros, que acontecerá em outubro, em Florianópolis/SC.

Sobre a ANSP A Academia Nacional de Seguros e Previdência é uma associação sem fins lucrativos voltada para o aperfeiçoamento institucional do seguro, da previdência privada e das instituições afins. Sua estratégia de atuação contempla a pesquisa, o arquivo e a informação, sendo, portanto um centro permanente de estudos e de pesquisas.

O atual presidente da Academia é Mauro César Batista, membro do Conselho de Administração do Grupo Mapfre Seguros do Brasil, presidente do Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização – Sindseg-SP e também presidente do CESVI Brasil.