Que 2012 é o ano do microsseguros no Brasil ninguém tem a menor dúvida na Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), principalmente depois da realização do ciclo de palestras intitulado “Os Desafios do Microsseguro”, com auditório lotado no Hotel Tivoli São Paulo – Mofarrej, das 8h às 14h. Em termos de cifras, as estimativas utilizadas pelo acadêmico Francisco Galiza oscilam de R$ 5 a R$ 10 bilhões, ou seja, mesmo em um cenário pessimista os negócios terão valor geral astronômico este ano.

De acordo com Francisco Galiza, que apresentou a palestra “Como a mudança na economia favorece ao microsseguro”, o futuro bem próximo do seguro está ligado à melhoria econômica das classes C e D – parcela significativa da população que elevará a proporção econômica deste negócio, juntamente com a regulamentação concedida pelo governo federal a partir de novembro do ano passado. Galiza acredita, ainda, que no médio prazo esta gigantesca clientela do microsseguro migre para o seguro completo. “O Brasil dará mais um passo justificando o processo de inclusão social e a entrada de milhões de brasileiros nos seguros será mais uma comprovação de que o padrão de vida no País mudou”, destacou Francisco Galiza.

Para Ana Rita Petraroli, coordenadora da cátedra de Microsseguros na ANSP, todos os painéis apresentados no evento “Os Desafios do Microsseguros” reforçam a tese de que o assunto não apenas merece a atenção, e sim um amplo trabalho de quem lida com seguros. “Existe uma macrorregulamentação da Susep – Superintendência de Seguros e Previdência – que define as principais diretrizes. A Susep editará uma série de circulares contendo regras. O Brasil viverá um crescimento agigantado no setor de seguros. Este ciclo de painéis em forma de palestras é uma preparação de todos nós do setor para lidarmos com esta elevação exponencial dos seguros, que, nesta fase, será por meio dos microsseguros”, detalhou Ana Rita Petraroli.

Dentro da área de microsseguros foram abordados temas como regulação, atualidade normativa, contratos virtuais, contrato de microsseguros unindo simplicidade e legalidade e o favorecimento ao microsseguro proporcionado pelas mudanças na economia. Um dos painéis que se comprovou como um dos mais esperados foi o de Eugenio Velasques, que proferiu a palestra com o tema “Da regulação do microsseguro. Da atualidade normativa”. Eugenio Velasques é diretor do grupo Bradesco Vida e Previdência e presidente da Comissão de Microsseguros da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).

A abertura do evento foi feita pelo presidente da ANSP, Mauro César Batista, em conjunto com Ana Rita Petraroli, coordenadora da cátedra de microsseguros na ANSP. O evento foi dividido em quatro painéis e o primeiro deles teve como tema “Da regulação do microsseguro. Da atualidade normativa”, que foi palestrado por Eugenio Velasques, em conjunto com Lívia Bonfim, da Superintendência de Seguros Privados – autarquia do governo federal vinculada ao Ministério da Fazenda. Este painel foi coordenado por Rafael Ribeiro do Valle, diretor de Comunicações da ANSP.

O segundo painel – “Dos desafios do contrato virtual” – teve a coordenação de Marcia Cicarelli Barbosa de Oliveira, diretora de cátedras da ANSP. Neste painel, o acadêmico da ANSP Voltaire Marensi foi o debatedor na palestra proferida por Patrícia Peck Pinheiro e Leandro Bisolli – ambos advogados especialistas em Direito Digital. Eles demonstraram o crescimento virtual, que agora expande-se por todos os segmentos contratuais, inclusive o de seguros.

O terceiro painel teve como temática “O contrato de Microsseguros: como unir simplicidade à legalidade”. Este painel foi coordenado por Ana Rita Petraroli e teve como palestrante Bruno Miragem, doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

No painel quatro o tema foi “Como a mudança na economia favorece ao microsseguro?”. O presidente da ANSP, Mauro César Batista, foi o coordenador deste painel, cuja palestra foi proferida por Francisco Galiza, que é mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e catedrático da ANSP. Após esta palestra houve um grande ciclo de debates, perguntas e respostas, unindo as temáticas detalhadas nos painéis anteriores. O evento sobre “Os Desafios do Microsseguro” foi promovido pela ANSP, patrocinado pelo Bradesco Vida e Previdência e teve o apoio do escritório Patrícia Peck Pinheiro – Advogados Especializados em Direito Digital.