Diante de 60 pessoas, o presidente da ANSP, Academia Nacional de Seguros e Previdência, Mauro César Batista iniciou a 3ª edição do Café com Seguro, evento que abordou a relação entre o Código Genético e o Seguro no auditório do Sindseg SP, localizado entro de São Paulo.

O Diretor de Relacionamento com o segmento de Previdência Privada e Vida da ANSP, Dilmo Bantim Moreira introduziu os dois participantes do debate, a Dra. Marisa Gazel, médica assistente da M.A. Gazel Assessoria Médica Securitária e o Dr. Paulo André Minhoto, advogado especialista em Seguros da Minhoto Advogados Associados e abriu a discussão do tema sobre a relação do Código Genético e o Seguro.

A Dra. Marisa Gazel expôs aspectos médicos sobre as doenças predispostas, o processo de avaliação e como os exames e conhecimentos aprofundados dessas doenças são de extrema importância não apenas para o direcionamento do seguro, como para a determinação de um tratamento mais adequado para cada paciente: “O exame do código genético não é uma discriminação, na verdade é uma avaliação de risco. O que esperamos para o futuro é a ampliação dos estudos sobre o genoma e até a realização de transplantes de genes”, destaca a Dra Marisa.

Seguindo o curso do assunto, Dr. Paulo André Minhoto citou como os diagnósticos médicos são resultados delicados e podem influenciar a vida de cada indivíduo, como as seguradoras precisam tratar o uso dos exames genéticos com cautela, pois ter predisposição e chegar a desenvolver uma doença são circunstâncias distintas e mais, como as leis criadas por órgãos mundiais provocam mais polêmica entre aplicar o exame genético para esse fim, ou não. “O tema é novo em termos de legislação e o conceito do ser humano em dizer que o código genético pertence a cada indivíduo também está errado, pois esse material genético é patrimônio da humanidade e a divulgação pode até criar problemas futuros”, sinaliza o Dr. Paulo André.

No final, a plateia teve espaço para expor sua visão, acrescentar dúvidas, opiniões e interagir sobre o tema que ainda requer muito desenvolvimento e aprofundamento. “Após pesquisa e conversa com profissionais da área médica surgiram perguntas como os testes de genoma são bons, interessantes e podem melhorar uma série de coisas, mas com relação ao seguro é uma ação legalizada? A lei apoia isso? Foi então que surgiu a proposta de realizar um debate sobre o tema”, revela o mediador e organizador do encontro, Dilmo Bantim Moreira.

Entusiasmado com o Café com Seguro promovido pela ANSP, o presidente Mauro C. Batista classificou como excelente a realização de encontros para debater os mais variados assuntos. “O tema desse encontro é evolutivo e está em fase de experimento no Brasil, além disso, o Café com Seguro é um exercício de cátedra com o foco na troca de conhecimentos de forma sadia e sem interesses”, finaliza o presidente.