Regras para Elaboração e Registro de Clausulados – Desafios, Oportunidades e Soluções foi o tema da quinta edição do evento “Café com Seguro” promovido pela ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência, no dia 18 de Junho de 2013, em São Paulo, no Auditório do Sindseg-SP.

Após o café da manhã e recepção dos participantes, o coordenador dos trabalhos, Diretor de Relacionamento com o Segmento de Seguros Gerais e Coordenador da Cátedra de Seguro de Danos e Riscos Financeiros, o Ac. Edmur de Almeida abriu o evento e destacou as motivações para a realização de encontros como o Café com Seguro.

Em seguida, o acadêmico João Marcelo M. Ricardo dos Santos iniciou a palestra relembrando acontecimentos históricos relacionados a SUSEP, o IRB e fatos que influenciaram na elaboração e registro de produtos desde 1985. O palestrante também argumentou sobre métodos e processos de aprovação de produtos praticados pela Susep e exemplificou com situações práticas aplicadas entre Seguro de Danos e Pessoas, Cláusula de Arbitragem, Seguros de Riscos de Engenharia e mais. Após uma hora e meia de palestra, a plateia interagiu de maneira empolgante e debateram o assunto.