O Presidente da ANSP, Mauro César Batista iniciou a 3ª edição do Café com Seguro que abordou a relação entre o Código Genético e o Seguro no auditório do Sindseg SP, em 22 de janeiro de 2012 com a participação de cerca de 60 pessoas.

O Diretor de Relacionamento com o segmento de Previdência Privada e Vida da ANSP, Dilmo Bantim Moreira introduziu os dois participantes do debate, a Dra. Marisa Gazel, médica assistente da M.A. Gazel Assessoria Médica Securitária e o Dr. Paulo André Minhoto, advogado especialista em Seguros da Minhoto Advogados Associados e abriu a discussão do tema sobre a relação do Código Genético e o Seguro.

A Dra. Marisa Gazel expôs aspectos médicos sobre as doenças predispostas, o processo de avaliação e como os exames e conhecimentos aprofundados dessas doenças são de extrema importância não apenas para o direcionamento do seguro, como para a determinação de um tratamento mais adequado para cada paciente.

Seguindo o curso do assunto, Dr. Paulo André Minhoto citou como os diagnósticos médicos são resultados delicados e podem influenciar a vida de cada indivíduo, como as seguradoras precisam tratar o uso dos exames genéticos com cautela, pois ter predisposição e chegar a desenvolver uma doença são circunstâncias distintas e mais, como as leis criadas por órgãos mundiais provocam mais polêmica entre aplicar o exame genético para esse fim, ou não.

No final, a plateia teve espaço para expor sua visão, acrescentar dúvidas, opiniões e interagir sobre o tema que ainda requer muito desenvolvimento e aprofundamento.